terça-feira, 7 de abril de 2009

O estado moderno


O rei não passava de um grande nobre, mantendo autoridade somente sobre suas terras. No Estado Moderno, a autoridade do rei passou a valer sobre um país inteiro. Ele comandava o exército, elaborava as leis, controlava os impostos.
O Estado nacional nascia sob um regime no qual o rei tinha grande autoridade : a monarquia absolutista.
Os senhores feudais tinham dificuldades cada vez maiores em manter os camponeses.
O crescimento do mercado levou os camponeses a ter de pagar suas obrigações feudais em dinheiro.
Os nobres acabaram se unindo para criar o Estado absolutista. O poder político não estava mais nas mãos do rei.
O rei era, na verdade, o representante dos senhores feudais. Ele existia para atender aos interesses da nobreza.
O rei tinha a obrigação de defender o feudalismo. O estado absolutista dava força para os negócios da burguesia. Quanto mais dinheiro a burguesia ganhasse, mais impostos ela poderia pagar.
Mas era uma monarquia feudal, e sua principal meta era salvar a pele do feudalismo, esmagando as revoltas camponesas e limitando o assanhamento da burguesia.
Os árabes mulçumanos invadiram a península ibérica no século VIII. Mas somente o norte da península permaneceu cristão. Depois de muitas guerras, os árabes foram expulsos do território que hoje é Portugal.
Os espanhóis disputavam com os árabes mulçumanos os territórios da península ibérica. No começo era apenas uma briga feudal por terras. Depois era pela reconquista do espaço cristão.
No calor dos combates, os vários reinos da Espanha foram se unindo até o encontro final dos reinos de Aragão e Castela, com o casamento dos soberanos Fernando e Isabel.
Entre 1337 e 1453, estourou a Guerra dos Cem anos contra a Inglaterra. Os conflitos ocorreram em território francês Suas origens estavam no esforço da França em recuperar territórios ocupados pela Inglaterra.
Por causa dessa guerra, o rei francês pôde cobrar impostos da nação inteira e assim ampliou o poder central.
A Itália, o desenvolvimento da burguesia italiana atrapalhava o surgimento de uma associação de nobres com força suficiente para unificar o país.
A Alemanha era formada por mais de trezentos minúsculos Estados dominados por príncipes feudais.
O Francês cardeal Jacques Bossuet, formulou a doutrina do direito divino.
Ele dizia que o rei estava no trono por vontade de Deus. Quem desrespeitasse seria inimigo do Estado e de Cristo.
Niccolô Machiavelli, estudou a Roma antiga e concluiu que a unidade política é fundamental para a grandeza de uma nação.

Um comentário: