terça-feira, 7 de abril de 2009

A Expansão Marítima

>

Os Motivos

A partir do século XV, os europeus começaram a expansão marítima. Um dos motivos que levaram a expansão marítima foram as cidades italianas que controlavam o comércio com o Oriente. E por causa desse controle ficava difícil para outros países comerciar com os árabes, pois se um navio que não fosse italiano tentasse comerciar pelo mediterrâneo, provavelmente o navio seria capturado.

Para chegar a Ásia então, uma tentativa seria contornando a África, mas ninguém nunca tinha tentado antes. Mas algumas descobertas européias serviram de estímulo, por exemplo a caravela,que era mais leve do que a carraça, a bússola, o astrolábio e etc.

Principais Grupos que apoiaram a Expansão Marítima

Os principais grupos que apoiaram a expansão marítima foram:

*O Estado: O estado apoiava, pois com sua visão mercantilista, estava sempre atrás de novas fontes de riqueza.

*A Igreja Católica: A Igreja apoiava porque queria espalhar o cristianismo pelos quatro cantos do planeta.

*A Burguesia: Os Burgueses apoiavam a expansão marítima porque queriam comerciar e conseguir matéria prima para as manufaturas.

Pioneirismo Português

Os portugueses foram os pioneiros nas grandes navegações por diversos motivos, entre eles estão:

*Portugal foi o primeiro a montar seu estado nacional, em 1935, na Revolução de Avis. Por isso os mercadores e navegantes portugueses puderam contar com esse forte apoio (o Estado absolutista) antes das outras nações européias.

*Os portugueses já conheciam bastante sobre o mar porque os pescadores iam bem longe para conseguir bacalhau.

*As cidades portuguesas eram rotas de comércio entre o e as cidades italianas e o Norte da Europa.

*Foi lá que surgiu a Escola de Sagres.

A expansão começou em 1415, com a tomada de Ceuta, uma cidade comercial árabe importante no norte da África.

Navegações importantes

Os europeus obtiveram sucesso em várias navegações:

*Bartolomeu Dias: Desceu até o ponto mais meridional da África, o Cabo da Boa Esperança.

*Vasco da Gama: Comandou a primeira expedição marítima européia que conseguiu alcançar as Índias. Nessa viagem obteve um lucro de 6000%.

*Cristovão Colombo: Colombo saiu em um navio da Espanha na direção Oeste, pelo oceano Atlântico com o objetivo de chegar à China e a índia. Mas no meio do caminho descobriu um novo continente, em 1492. Colombo fez quatro viagens à América e morreu acreditando que tinha chegado a Ásia. Pouco tempo depois um cartógrafo chamado Américo Vespúcio, mostrou que Colombo tinha chegado a um novo continente.

*Pedro Álvares Cabral: No meio da viagem de contorna à África, a frota cabralina se afastou da costa da África. A maioria dos historiadores concorda que esse afastamento foi proposital pois a expedição levava alguns navegadores mais experientes da Europa e eles certamente não iriam se perder. Em abril de 1500, o Brasil foi oficialmente ‘’descoberto’’.

*Fernão de Magalhães: Comandou a expedição que foi até o Sul da América, atravessou o estreito que levaria seu nome e alcançou o oceano pacífico. Foi morto nas Filipinas, mas a viagem continuou e o navio retornou a Espanha. Ficou provado que a Terra era redonda.

O Tratado de Tordesilhas

Portugal e Espanha firmaram um acordo que dividia as terras descobertas e as serem descobertas entre eles. Isso aconteceu em 1494. Por causa dele Portugal ganhou um pedaço do Brasil. Por isso imagina-se que em 1500, Pedro Álvares Cabral veio pra cá com o objetivo de tomar posse de uma terra que os portugueses já conheciam ou desconfiavam que existisse.

6 comentários: